As molas prato são um elemento mecânico elástico. Quando usados em juntas parafusadas, sujeitas a choque térmico ou mecânico, eles têm deflexão e se movem com a junta parafusada. Consequentemente, compensam a folga desenvolvida.
O poder de reação da mola prato serve para manter a junta parafusada apertada em todas as condições. As principais aplicações de tabulações, conexões de válvulas e bombas e outros no setor petroquímico. Uma das causas principais do vazamento de flanges são cargas normalmente elevadas produzidas por expansão e contração térmica de uma junta parafusada. Geralmente, as flanges encontram-se sob condições de carga estática. Mas em grande sistema de tabulação também pode haver choque mecânico de tabulação relacionada com compressor.
O diferencial de choque mecânico e térmico pode causar variação e cedimento em cargas de parafusos. Para proteger contra tais condições, use sempre molas prato sob as porcas ou cabeças dos parafusos.
Pretensionar ou apertar o parafuso na instalação na fábrica não é suficiente para proteger a junta flangeada em variações imprevistas de temperatura e cargas de choque mecânico no campo. Absorvendo solicitações de pico, as molas prato evitam danificações de parafusos, gaxetas e juntas.